Histórico


Henrique Mendes
Fundador




Nos finais de semana, Henrique Mendes reunia em sua casa um grupo de amigos, todos amantes de música. Como não tinham dinheiro para comprar os instrumentos, faziam batucadas nas panelas, baldes e potes no quintal da casa dele (assim como aprenderam no grupo em que participavam, chamado "Clave de Lata" da ONG Mamãe Associação de Assistência à Criança Santamarense) onde Henrique cresceu e se tornou Arte educador aos 16 anos (permaneceu na ONG Mamãe desde 1998 à 2005). 


Visita aos Meninos do Morumbi em 2008
Os encontros informais foram aos poucos se tornando uma nova oportunidade de integração artística entre crianças e adolescentes. Henrique, decidiu que aqueles momentos não poderiam ser restritos a ele e seus amigos, mas a comunidade também precisava de uma alternativa de acesso à arte, foi estudar a cultura popular do Brasil, seus ritmos e danças e assim conheceu a ONG Meninos do Morumbi em 2008, que foi sua grande inspiração e motivação para a criação do que seria o projeto Batuque Arte. 



Em 2008, Henrique entregou um projeto para oficinas de percussão e dança no CEU ALVARENGA - Núcleo de Ação Cultural (NAC), um espaço público educacional e cultural da Prefeitura de São Paulo. Tão logo foi aprovado, começou, juntamente com o grupo de amigos, a desenvolver o trabalho. Nascia o projeto Batuque Arte - Tambores do Brasil, uma ação cultural realizada por jovens moradores da comunidade da Pedreira, zona sul de São Paulo

Em 2010 o  grupo já atendia mais de 230 crianças e adolescentes ensinando percussão, canto, danças populares, mesclando ritmos, danças e cantos tradicionais do Brasil e da África juntamente com a cultura advinda da realidade social da própria comunidade.

Neste período agregou grandes parceiros na comunidade para a realização das ações como a inclusão das oficinas no Projeto Integral do CEU Alvarenga trabalhando no contra turno escolar dos alunos da rede municipal de ensino, a Associação Lar Maria e Sininha e a Associação Casa dos Curumins que é uma organização que inseriu as oficinas do Batuque Arte em sua grade de atividades culturais e educativas. Possibilitando um maior alcance quantitativo e qualitativo no atendimento ás crianças e jovens participantes.


Em 2011 O Projeto Batuque Arte de Henrique Mendes foi selecionado pelo Programa Global da International Youth Foundation (Fundação Internacional do Jovem), como o projeto que representou o Brasil no Youth Action Net 2011, em um encontro de jovens empreendedores sociais do mundo e Henrique foi receber o prêmio no México onde teve a oportunidade de conhecer outros 19 jovens líderes sociais e diretores de programas sociais de todo o mundo. Foi o 2º projeto do Programa Iam (Iniciativa Jovem da Anhembi Morumbi) reconhecido mundialmente pela inicitaiva inovadora que vem ajudando a transformar comunidades!
YouthActioNet 2011 Cidade do México

Entre 2009 e 2015 O programa VAI (Valorização de iniciativas culturais da secretaria municipal de Cultura de SP) foi o patrocinador oficial do projeto. Graças a este programa foi possível realizar a compra de instrumentos, equipamentos, figurinos e demais gastos necessários para a realização do projeto.


O Espetáculo que vem ganhando o mundo!



Henrick Mendes e o Batuque Arte em apresentação para o 
Ex- Presidente da Alemanha Christian Wullf


Como resultado das oficinas o grupo criou um espetáculo multicultural que tem circulado diversas cidades de São Paulo proporcionando uma ampla promoção do acesso à novas manifestações culturais e ampliando a autonomia, profissionalização e auto estima dos jovens participantes.
O grupo já se apresentou em palcos como o do Credicard Hall, Bienal de Artes de São Paulo, para o Presidente da Alemanha Christian Wullf em 2010, emissoras de televisão entre dezenas de apresentações nestes 7 anos de existência da ação Batuque Arte.